terça-feira, 25 de setembro de 2012

Liberar Perdão

Perdão, um assunto tão difícil de se falar não é? Mas com Deus, tudo fica mais fácil.
Vamos pedir ao Senhor um novo coração, um coração perdoador, assim como nosso Senhor Jesus, ali na Cruz, naquele auge do sofrimento dele, da rejeição, do desprezo, da ingratidão, da traição, de tudo que Ele estava sofrendo ali, Ele disse "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Vamos pedir o mesmo coração, um coração perdoador. Sei que esse é o seu desejo também, é tempo de começar uma coisa na sua vida, é tempo de começar um novo tempo, com aquelas pessoas que você apagou da sua vida por causa de mágoas, de rancores, de tristezas, de angústias... O perdão é cura de Deus, é vida de Deus para sua vida.
Lá em Gênesis 45 nós vemos um exemplo grandioso de perdão.
"Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei a todos sair da minha presença; e ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer a seus irmãos.
E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviram, bem como a casa de Faraó.
Disse, então, José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam pasmados diante dele.
José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós.
Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito."


José finalmente estava ali diante de seus inimigos, seus irmãos, que há décadas ele não via, eles nem podiam reconhece-lo. José estava agora abaixo de Faraó, ele era o homem mais importante do egito, e os seus irmãos vieram, estavam ali, submissos a ele, toda a terra estava submissa a ele.
E com as suas emoções totalmente remexidas diante daquele quadro ele chorou, ele gritou tão alto que do lado de fora, todos puderam ouvir. E foi um momento de muita emoção, mas foi um momento em que José ali, nao trouxe vingança, nao trouxe destruiçao aos seus irmãos, que era aquilo que eles mereciam, eles mereciam que ele agora na posiçao que ele estava que colocassem eles na cadeia, que ele os prendesse, que ele os açoita-se, que ele os matasse se fosse preciso, tantos anos anos anos guardando tanto rancor tanto remorço e naquela oportunidade que Deus providenciou, José nao teve essa atitude, por isso ele é tão semelhante a Cristo. Quem sabe você esta aí esperando a oportunidade certa, não para perdoar, mas para se vingar... Quem sabe você nao ta querendo vingança, mas você tb nao quer nunca mais ver o rosto dessa pessoa que te feriu, que te magou, que te traiu, te pagou com ingratidao, aquela pessoa que vc nao quer mais nem ver na sua frente, é esse o sentimento que vc tem, voce matou o seu irmao aí no seu coração... Jesus nao foi assim, José nao fez assim, e se nós queremos ter um coração semelhante ao do nosso mestre nós tb temos que estar prontos, aquele momento vai chegar, em que Deus vai providenciar a oportunidade de vc dizer, eu te perdoo, de você dizer "Você meu inimigo, você que me fez mal, você achava que foi você que tinha feito todas aquelas coisas ruins contra mim? Pois foi Deus que permitiu, pra moldar a minha vida e fazer com que eu estivesse onde eu estou, que eu chegasse onde eu cheguei." Difícil isso né... Mas a gente pode ter uma nova pespectiva do nosso sofrimento, assim como José, assim como Jesus ali na cruz entendendo que era  o plano de Deus, que era a vontade do Pai e por isso ele perdoou os seus ofensores. Nós podemos ter  uma outra perspectiva até mesmo do sofrimento, até mesmo das traiçoes, até mesmo das decepções, até mesmo desses momentos tão terriveis em que pessoas se levantam contra nós, nós podemos perdoar essas pessoas e entender que Deus tem um plano, que Deus tem um propósito e Ele vai providenciar o momento de nós, diante dessas pessoas, estarmos dizendo "Não se aterrorize, eu não vou fazer mal contra vocês, hoje estou HONRADO, hoje estou EXALTADO, hoje eu tenho autoridade, mas eu não estou aqui numa posição de condenar, eu estou aqui numa posição de liberar perdão sobre a sua vida e de te ABENÇOAR.

Deus usa situações para nos moldar. Não guarde rancor, raiva, não dê essas brechas ao mal, para entrar na sua vida, mas descanse seu coração em Deus e confia, pois o plano de Deus é levantar o que está caído, a vontade de Deus é restaurar, então, Ele não colocará seu filho em posição de humilhado, e sim, de exaltado. Tenha um coração agradecido, mesmo nas situações difíceis, pois tudo faz parte do plano de Deus, e Ele nunca falha.




Tenham uma noite tranquila, com a Paz do Senhor :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário